Reunião com município, estado e governo federal debaterá detalhes do aeroporto regional
Baixar ÁudioEncontro, que será em Brasília, trata de desapropriação e responsabilidade sobre investimentos.
Uma nova etapa para o planejamento do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha ocorre na próxima semana, em Brasília. Representantes do Executivo de Caxias do Sul e Governo do Estado estarão na Secretaria Nacional de Aviação Civil para tratar dos próximos passos do projeto.
Na reunião, que será realizada no dia 04 de fevereiro, serão analisados temas como, quem será responsável por pagar as desapropriações dos terrenos onde será feita a obra. Apesar de ter sido autorizado a realizar um empréstimo, cerca de R$ 30 milhões, para investir neste ponto, o município entende que o Estado deve se responsabilizar por isso, uma vez que pode vir a administrar o local no futuro.
Porém, o secretário municipal da Receita e de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer, analisa que, se o Piratini não auxiliar nas desapropriações, pode se responsabilizar por custear a malha viária que será feita para dar acesso ao local.
Outro ponto que será discutido são as possibilidades de contratação, por meio de licitação, da empresa que vai fazer o projeto executivo e a obra. Já por parte da União, além de R$ 200 milhões para a construção, destinados ainda em 2019, caberá o repasse de informações de obras semelhantes.
Quando for finalizado, são esperados 1,5 milhão de passageiros por ano circulando pelo aeroporto. A expectativa é que a obra tenha duração de 3,5 anos.
(Ouça a matéria abaixo do título)
Comentários