Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

No dia Nacional do Surdo conheça um pouco da vida de Edgar Peruzzo, surdo desde os 13 anos

por Dirceu Tedesco

A mais de 30 anos Edgar conta com o companheirismo da esposa Liriete

Liriete e Edgar Peruzzo estão juntos a mais de 30 anos.
Foto: Dirceu Tedesco / Rádio Veranense

Neste dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, como nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

Em Veranópolis uma pessoa com deficiência auditiva é o “Surdo da Estofaria” como é conhecido seu Edgar Peruzzo, que aos 13 anos teve miningite. Edgar conta com o apoio de toda a família, em especial da esposa Liriete.

Ouça a entrevista com o casal Edgar e Liriete.

Texto com base nas informações do site: fcee.sc.gov.br

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais