Vila Flores relembra os 140 anos de Imigração Italiana
Houve a entrega de Moção de Reconhecimento ao Coral e Grupo Filó
A Câmara de Vereadores de Vila Flores realizou a noite desta quarta-feira, 20 de maio, no Auditório Municipal a Sessão Solene em homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana.
Antes do início da sessão, a Banda Municipal apresentou seu novo uniforme e apresentou duas músicas italianas. Foram entregues Moções de Reconhecimento ao Coral Municipal e ao Grupo Filó e também houve o descerramento da Placa de denominação do Auditório Municipal Vivian Vanessa Fiori. Também houve uma homenagem a Associação Ítalo-Brasileira de Vila Flores pelos 18 anos de atividades.
O Coral teve início em abril de 1993 e desde então se apresenta em diversas cidades da região. O grupo lançou um CD com 14 músicas. O primeiro maestro foi Geraldo Farina e o atual é Douglas Zabot. O vereador autor da proposição foi Isidoro Paludo.
O Grupo Filó como produto turístico começou em 2006, mas os encontros foram iniciados em data anterior. Desde então mais de 16 mil pessoas já participaram das mais de 400 apresentações. Neste ano, por exemplo, já foram realizados mais de 25 filós para mais de 1,1 mil pessoas de diversas cidades do Brasil e exterior. Atualmente, o Filó está inserido em rotas turísticas e destaca Vila Flores como Terra da Fé, Pão e Vinho. O vereador autor da proposição foi Carlos Roberto Ferretto (PMDB).
No final da sessão foram chamados os familiares da ex-vereadora Vivian Vanessa Fiori, falecida em 2013 em decorrência de uma doença aos 37 anos. O Auditório Municipal levará seu nome, conforme Lei Municipal aprovada pela Câmara. Após o evento, os convidades foram recepcionados pelo Grupo Filó na Casa de Cultura Pietro Cristianetti, onde são feitas as apresentações.
Comentários