Ida e volta entre Veranópolis e Passo Fundo poderá custar mais de R$ 50 após concessão da ERS-324
Concessão prevê 344 quilômetros em duplicações e terceiras faixas, além de 24 pórticos de free flow. Leilão está previsto para ocorrer em 2025
O governo do Estado lançou a modelagem da concessão de rodovias do Bloco 2, localizadas no Vale do Taquari e região Norte do Estado, incluindo o trecho entre Nova Prata e Passo Fundo. Os investimentos previstos para qualificar as sete estradas que compõem o bloco (ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470) serão de R$ 6,7 bilhões, em 30 anos de concessão com a iniciativa privada. A estrutura conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Bloco 2 abrange 32 municípios gaúchos, o que corresponde a 17,5% da população e tem um total de 414,91 quilômetros de extensão. A concessão prevê a duplicação de 244 quilômetros e a implementação de 101 quilômetros de terceiras faixas. Atualmente, as rodovias administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) são todas em pistas simples, com alguns trechos com terceiras faixas.
Outras melhorias previstas na concessão são a implementação 323 quilômetros de acostamentos, 73 quilômetros de marginais e 43 passarelas de pedestre, entre outras medidas. Também estão previstos socorro mecânico e médico 24 horas, monitoramento por câmeras e bases de atendimento aos usuários.
O bloco contará com o sistema free flow, com a cobrança de pedágio em fluxo livre, sem praças físicas. A tecnologia funciona por meio de pórticos instalados nas estradas, que fazem a leitura da placa ou de um chip nos veículos. Serão 24 pórticos instalados nas rodovias do Bloco 2 previstos ao longo de 415 quilômetros.
A estrutura deverá ser montada a cada 20 quilômetros. A intenção é buscar os limites entre um município e outro para instalá-los. A ideia é que o motorista pague a tarifa de forma proporcional ao uso das rodovias pedagiadas.
A RS-324, de Passo Fundo a Nova Prata, é a rodovia que terá a maior quantidade de pórticos: seis. Confira abaixo os kms e valores:
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Km 195 / Passo Fundo / R$ 3,70
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Km 219 / Marau / R$ 4,50
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Km 233 / Vila Maria / R$ 4,90
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Km 260 / Casca / R$ 4,20
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Km 279 / Nova Bassano / R$ 4,10
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Km 288 / Nova Prata / R$ 4,20
Etapas da concessão
O próximo passo do governo do Estado é levar o projeto, por meio da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), para a consulta pública, com o objetivo de receber sugestões e críticas. As datas do período da consulta e das audiências públicas serão divulgadas posteriormente.
Depois disso, será lançado o edital (previsto para o primeiro semestre de 2025) e realizado leilão, na B3, em São Paulo, para definir o vencedor da licitação (cerca de 90 dias após o lançamento do edital). O critério para definir o vencedor será o de menor aporte público conjugado com o maior desconto na tarifa.
Municípios beneficiados com a concessão
Erechim, Erebango, Getúlio Vargas, Estação, Sertão, Coxilha, Passo Fundo, Marau, Vila Maria, Casca, Paraí, Nova Araça, Nova Bassano, Nova Prata, Serafina Correa, Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Correa, Muçum, Encantado, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Venâncio Aires, Garibaldi, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Westfalia, Teutônia, Estrela e Fazenda Vilanova.
Cronograma das duplicações
Os 244 quilômetros de duplicações previstas nas rodovias do Bloco 2 começam a partir do terceiro ano da concessão, com ampliação de 6,4 quilômetros de extensão na ERS-135, 6,6 quilômetros na ERS-324 e 3,3 quilômetros na RSC-453, resultando em 16,2 quilômetros no período.
No quarto ano serão 9,4 quilômetros de duplicações na ERS-130, 9,9 quilômetros na ERS-135 e 9,3 quilômetros na ERS-324. Ao todo, serão 28,5 quilômetros no ano.
O quinto ano da concessão será o de maiores obras de duplicações. Serão 46,7 quilômetros de obras previstas, com 12,3 quilômetros na ERS-135, 10,4 quilômetros na ERS-324 e 24 quilômetros na RSC-453.
O sexto ano terá 6,1 quilômetros na BR-470, 2,4 quilômetros na ERS-129, 5,4 quilômetros na ERS-324 e 12,8 quilômetros na RSC-453, concluindo o período em 26,7 quilômetros.
No sétimo ano estão previstos 6,9 quilômetros na ERS-135, 5 quilômetros na ERS-324 e 15,4 quilômetros na RSC-453, totalizando 27,3 quilômetros.
O oitavo ano terá 32,6 quilômetros de duplicações, sendo 3,7 quilômetros na ERS-128, 8,4 quilômetros na ERS-129, 18,7 quilômetros na ERS-130 e 1,8 quilômetros na ERS-324. O nono ano terá 17,7 quilômetros na ERS-324.
Localização dos pórticos free flow
No sistema free flow, diferente das praças de pedágio, são ampliados os números de pórticos ao longo das rodovias para reduzir o valor de cobrança em cada ponto de passagem, promovendo assim uma maior justiça tarifária. O usuário paga conforme o trecho que circulou nas rodovias. Confira abaixo todos os pórticos:
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P01 - ERS-128 / Km 18 / Fazenda Vilanova / R$ 3,80
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P02 - ERS-129 / Km 81 / Muçum / R$ 4,00
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P03 - ERS-129 / Km 92 / Vespasiano Correa / R$ 2,30
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P04 - ERS-129 / Km 101 / Dois Lajeados / R$ 2,10
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P05 - ERS-129 / Km 117 / Guaporé / R$ 4,00
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P06 - ERS-129 / Km 139 / Serafina Correa / R$ 4,60
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P07 - ERS-129 / Km 160 / Casca / R$ 3,80
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P08 - ERS-130 / Km 75 / Arroio do Meio / R$ 2,20
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P09 – ERS130 / km 93 / Encantado / R$5,7
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P10 – ERS135 / km 18,44 / Coxilha / R$ 4,80
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P11 - ERS-135 / Km 30 / Sertão / R$ 4,00
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P12 - ERS-135 / Km 46 / Estação / R$ 4,30
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P13 - ERS-135 / Km 65 / Erechim / R$ 4,60
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P14 - ERS-324 / Km 195 / Passo Fundo / R$ 3,70
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P15 - ERS-324 / Km 219 / Marau / R$ 4,50
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P16 - ERS-324 / Km 233 / Vila Maria / R$ 4,90
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P17 - ERS-324 / Km 260 / Casca / R$ 4,20
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P18 - ERS-324 / Km 279 / Nova Bassano / R$ 4,10
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P19 - ERS-324 / Km 288 / Nova Prata / R$ 4,20
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P20 - RSC-453 / Km 10 / Venâncio Aires / R$ 3,80
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P21 RSC453 / km 26 / Cruzeiro do Sul / R$ 3,20
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P22 - RSC-453 / Km 50 / Estrela / R$ 3,70
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P23 – RSC453 / km 70,5 / Boa Vista do Sul / R$ 4,50
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P24 - RSC-453 / Km 86 / Carlos Barbosa / R$ 5,30.
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