Carteira de Trabalho Digital: Como e quem deve realizar o novo cadastro
Baixar ÁudioIvanete Zanin explica o processo de confecção da carteira
Já pensou em ter a Carteira de Trabalho dentro do seu celular? Essa é uma realidade de muitos brasileiros e também uma obrigatoriedade. Para entender melhor o assunto conversamos com Ivanete Zanin, coordenadora do FGTAS/SINE de Marau. Segundo Ivanete, a emissão da carteira em forma física não será mais realizada, dessa forma, quem precisar de uma nova CPT - Carteira Profissional de Trabalho de pessoa física, por perda ou por utilização completa da sua, passará para o sistema digital, o mesmo, serve para as pessoas que estão iniciando a vida profissional e emitem a Carteira de Trabalho pela primeira vez. Ivanete ainda lembra que os trabalhadores que já possuem a carteira e não precisam de uma atualização não precisam aderir ao novo sistema.
Qualquer pessoa pode fazer a Carteira de Trabalho através do próprio telefone, basta baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, ou acessar o site servicos.mte.gov.br. Os documentos necessários para o cadastro são: Carteira de Identidade (RG), CPF, data de nascimento correta e uma foto, que pode ser tiradas pela própria pessoa. Ainda será necessária a escolha de uma senha para acesso do documento e uma email e telefone para da pessoa cadastrada. As pessoas que já tiveram a carteira assinada, e agora, migram para o sistema digital deverão ainda fazer uma conferência de dados do antigo documento. Em caso de dificuldade na emissão da nova Carteira de Trabalho, a pessoa deve se dirigir até a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde será auxiliada.
A entrevista completa com Ivanete Zanin está disponível no áudio da matéria.
Comentários