Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Hospital de Veranópolis apresenta aumento no número de internações

por Daniela Affonso

HCSPL divulgou os dados referentes ao período de janeiro a abril; algumas mudanças em relação ao ano anterior são observadas pelo setor de qualidade da instituição

Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi
Foto: Tua Rádio Veranense | Arquivo

O Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, de Veranópolis, divulgou nesta semana os principais dados dos atendimentos realizados no período de janeiro a abril do corrente ano. Referente às internações, foram 634 por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), 465 por convênios e 62 particulares. De acordo com a gerente de qualidade da instituição, Cristiane Antoniolli, comparado ao mesmo período do ano anterior, observa-se um aumento de 3,57%.

Os casos com maior prevalência envolveram pneumonia (146), fraturas (224) e transtornos mentais e comportamentais (73). Nesse quesito, verifica-se uma mudança, pois no 1º quadrimestre de 2022, eram as doenças virais que lideravam o motivo das internações. O perfil de internações e atendimentos ambulatoriais por sexo manteve-se o mesmo, com maior incidência do sexo feminino. Foram 754 internações femininas e 568 masculinas, além de 6.407 atendimentos ambulatoriais femininos e 5.525 masculinos.

Os atendimentos do Pronto Socorro do hospital também apresentaram aumento. Vale destacar que eles passam por triagem, com classificação de risco baseado no Protocolo de Manchester. Em relação a isso, foram: vermelho (86), são casos com nível máximo de urgência;  amarelo (1.626), gravidade moderada, até 1h de espera; verde (5.448), casos de menor gravidade, até 2h de espera; e azul (2.031),c casos de e atendimentos mais simples, que podem aguardar até 4h. 

A respeito destes dados, apesar de aumento de 3,71%, a distribuição por classificação de risco manteve-se a mesma. Já que menos de 1% dos atendimentos realizados são considerados urgência ou emergência. 

Atualmente, cerca de 168 funcionários fazem parte da instituição de saúde. Esse número aumentou quase 5% em relação ao mesmo período anterior. De acordo com a gerente de qualidade, isso vem ao encontro do aumento das demandas da instituição. 
Outro dado envolve os nascimentos, foram 160 de janeiro a abril, o que representa queda de 1,22%. Entretanto, o número de cesarianas segue sendo superior aos de parto normal. 

Uma informação relevante também é referente à taxa de infecção hospitalar, que no período foi de 0,54%. Isso representa uma queda de 5,26%. Além disso, em concordância com Planejamento Estratégico, a produção de resíduo hospitalar caiu 2,5%, contribuindo com o meio ambiente. No período em questão, a quantidade de resíduos tratados, que necessitam de descarte especial, foi de 52.720 litros. 

Texto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais