Ceran realizará Simulado de Emergência nas Usina 14 de Julho
A ação é preventiva e tem objetivo de preparação da população para possíveis emergências
A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) realizará Simulado de Emergência na Zona de Autossalvamento (ZAS) da UHE 14 de Julho, em Cotiporã, no dia 29 de fevereiro. Esse é um exercício que simula uma emergência com a barragem, avisando à população que está na ZAS para se dirigir aos Pontos de Encontro, que são locais seguros e sinalizados.
De acordo com a Ceran, a ação tem caráter preventivo e ocorre em virtude da Política Nacional de Segurança de Barragens, com o objetivo de preparar a população que mora abaixo da barragem para possíveis emergências. Todas as barragens do Brasil, com moradores próximos ao barramento, devem executar esse simulado.
O simulado estava programado para ocorrer em 2023, porém em decorrência das consequências das enchentes, a data foi ajustada com a Defesa Civil. A UHE Castro Alves, que também faz parte do Complexo Energético Rio das Antas, realizou o Simulado no dia 30 de outubro de 2023.
A companhia também informa que os moradores e demais pessoas que estiverem nas áreas de influência são orientadas a seguir as orientações transmitidas pelo acionamento das sirenes e das placas de sinalização da Rota de Fuga e Ponto de Encontro.
Comentários