Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Reunião define detalhes a respeito da construção de hidrelétrica entre Veranópolis e Nova Roma do Sul

por Cida Cardoso Valna

No encontro, a Creral apresentou aos dois municípios o projeto de construção da ponte, como contrapartida da PCH na Foz do Prata

Em reunião na tarde da terça-feira (13), na prefeitura de Veranópolis, foi retomado o assunto da construção de uma usina de energia entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul. Estiveram reunidos o Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, acompanhado do Secretário de Governo, Eliezer Dalla Costa, o Prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Fávero Pasuch, e os representantes da Creral - Cooperativa Regional de Eletrificação do Alto Uruguai, idealizadora do projeto.

O anúncio da construção de uma pequena central hidrelétrica (PCH) entre os municípios, há pouco mais de um ano, foi motivo de algumas discordâncias. Na ocasião, a Creral, anunciou que faria melhorias na balsa que liga os dois municípios, e foi solicitado à empresa, através de Nova Roma do Sul, a construção de uma ponte. 

No encontro de ontem, o projeto da ponte foi apresentado aos dois municípios, como contrapartida da PCH na Foz do Prata, que terá potência instalada de 49,3 megawatts (MW), com um investimento estimado em cerca de R$ 300 milhões. 

O projeto

A ponte que será construída terá 120 metros de comprimento, quatro de largura e uma altura total de 15 metros, o que garante que ela não ficará submersa em caso de enchentes. A capacidade é de 36 toneladas. A construção deve ser iniciada em 2024 e finalizada no início de 2025, antes mesmo das obras da PCH. A ponte será utilizada pela construtora durante as obras e também pela comunidade.

Com isso, o acesso entre os municípios mudará. Uma vez que a ponte ficará localizada abaixo da barreira de contenção da barragem da PCH, a estrada de acesso passará pela frente do salão da comunidade da Salete. O ponto onde hoje fica a balsa, servirá de acesso ao lago da usina.

Como contrapartida, Nova Roma do Sul passará a responsabilidade da cobrança da receita de ISSQN, da parte que compete ao município, para Veranópolis. Já Veranópolis aplicará uma redução da alíquota. 

Também cabe aos municípios o licenciamento ambiental das novas estradas de acesso. A Creral deverá, já no projeto de licenciamento ambiental da PCH, licenciar também a construção da ponte. O custo total estimado pela Creral para a construção é de R$ 5.390.000,00.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais