RGE retoma o Arborização + Segura em Veranópolis com o plantio de mais 200 árvores
Objetivo é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental
A RGE, neste mês de julho, dá continuidade ao projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Veranópolis, através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura. Nos últimos anos foram plantadas 800 mudas consideradas adequadas ao ambiente urbano, e agora ocorre o plantio de outras 200, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem a população em risco.
O programa leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual. Há ainda, a substituição gradativa de árvores visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. São disponibilizadas pela RGE as espécies de plantas e equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.
Para a escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, são priorizadas espécies de menor porte. As maiores como Ipê Roxo e Ipê Branco, Macaná da Serra, Quaresmeira, Cereja do Rio Grande, Chal Chal, Pata de Vaca, entre outras são alocadas longe da rede. A RGE faz ainda um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas por conta própria em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica.
A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pela prefeitura. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.
A coordenadora de meio ambiente da RGE, Mônica Leite, afirma que “as ações, em parceria com as prefeituras municipais, são fundamentais para trazermos mais segurança a comunidade, maior confiabilidade ao sistema elétrico e a revitalização gradativa da arborização urbana.”
As ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela distribuidora de energia elétrica seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012, que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo da rede, sendo realizadas visando ao menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.
Os locais contemplados em julho serão as ruas Saul da Silva Santos, Alexandro Augusto Perachi e Henrique Biasino.
Fonte: RGE
Comentários