Nível de água do Arroio Retiro é monitorado pela Corsan em Veranópolis
A chuva que está prevista poderá normalizar os níveis, que estão baixos
O nível do Arroio Retiro caiu consideravelmente nos últimos 15 dias em Veranópolis, e a situação está sendo monitorada. Segundo o gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Oldair Primieri, a chuva que está prevista para esta terça (14) e quarta-feira (15) poderá normalizar o cenário.
Em entrevista à Tua Rádio Veranense nesse sábado (11), o prefeito Waldemar De Carli comentou que foi acesa a “luz amarela” e que algumas medidas já foram tomadas. Caso não seja registrada precipitação nessa semana, a autarquia entrará em alerta. É recomendado o uso consciente da água, evitando a lavagem de calçadas e carros, por exemplo.
Dados da Estação Meteorológica do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (CEFRUTI) de Veranópolis apontam que a média histórica de precipitação no mês de fevereiro é 130 mm. Neste ano, até o momento foram registrados 30,8 mm, que equivalem a cerca de 24% da média. De acordo com a agrometeorologista e pesquisadora do CEFRUTI, Amanda Heemann Jungues, a baixa precipitação somada às elevadas temperaturas do ar aumentam a evaporação da água.
Assista a entrevista completa com o prefeito Waldemar De Carli
Texto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense
Fotos: Alessandra Bernardi e Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense
Comentários