Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Hidrantes instalados em Veranópolis são identificados e sinalizados por meio do “Programa Cidade Resiliente”

por Almeri T Angonese
Foto: Divulgação

O Município de Veranópolis vem desenvolvendo o Programa Cidade Resiliente, desde 2019. Em entrevista à Tua Rádio Veranense, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, Fabiane Parise, explica que o objetivo do programa e antecipar e planejar a redução de riscos de desastres de modo a proteger efetivamente as pessoas, se elas no âmbito da saúde, na herança cultura, nos ativos econômicos e no ecossistema, e fortalecer a resiliência das pessoas.

O Projeto é executado em etapas, as mesmas iniciaram em 2020 e devem se encerrar em 2024, o programa é desenvolvido em 10 passos, destes quatro envolvem o Corpo de Bombeiros. Uma das ações consiste em fazer um levantamento da quantidade, localização e pressão dos hidrantes de água já instalados no município, além do levantamento de locais onde os mesmos ainda não foram instalados. Na ocasião, todos os hidrantes já instalados foram identificados e numerados em vermelho.

O Sargento Jorge Alex Rodrigues do Corpo de Bombeiros de Veranópolis, também participou da entrevista, uma vez que as algumas etapas do Programa envolvem o Corpo de Bombeiros. De acordo com ele, os hidrantes são abastecidos por uma rede de água da Corsan, alguns possuem maior pressão que outros em função da localização. Além disso, foi verificado que alguns não são mais viáveis para utilização pela dificuldade de aproximação do caminhão dos bombeiros, em função das mudanças que a cidade sofre.

Ainda conforme o Sargento foi feito um levantamento de locais que necessitam de instalação de hidrantes e essa necessidade será comunicada à Corsan para que seja feita a viabilização de instalação. As instalações desses equipamentos fazem parte do Programa como prevenção e redução de riscos, visando proteger a população do município de possíveis desastres.

Além disso, o município desenvolveu um plano de fuga por vias terrestre, marítima e aérea para o caso de ocorrer algum desastre significativo na região. Juntamente com esse plano, são desenvolvidos estudos com o próprio Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos competentes, visando a capacitação dos mesmos. Em paralelo a isso, são realizados trabalhos nas escolas para a conscientização das crianças sobre o tema. Segundo a Secretária Fabiane, diversas oficinas, propostas e projetos estão sendo elaborados para os próximos anos, tendo em vista que o Programa Cidade Resiliente terá duração até o ano de 2024.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais