Vila Flores e Cotiporã completam mais um aniversário de Emancipação Política
Os dois se desmembraram de Veranópolis nos anos 1980
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira, 13 de maio, os municípios de Vila Flores e Cotiporã completam mais um aniversário de Emancipação Política. Vila Flores comemora 27 anos e Cotiporã, 33. Os dois se desmembraram de Veranópolis.
Em 1898, a Colônia de Alfredo Chaves, atual Veranópolis, se emancipou de Lagoa Vermelha, abrangendo a área denominada Pinheiro Seco, que em 1920 passa a denominar-se Vila Flores, em homenagem à família Fiori, uma das primeiras famílias que ali se estabeleceram, iniciando diversos negócios. Décadas depois, Vila Flores foi elevada à categoria de quarto distrito.
Em 1988, a população participou de um Plebiscito, que escolheu a emancipação e no dia 12 de maio foi oficializada a criação do Município de Vila Flores. Através de uma Consulta Popular foi escolhido o primeiro chefe do executivo, Zélia Brandalise Fiori, e o vice Antônio Costella. O município possui cerca de 3,2 mil habitantes, segundo o Censo de 2010.
Já Cotiporã, em homenagem à região da Itália, de onde vieram a maior parte dos moradores, chamou-se primeiramente de Monte Vêneto, nome trocado durante a Segunda Guerra Mundial, quando os imigrantes foram perseguidos e tiveram de esconder suas raízes. Cotiporã teve sua emancipação em 1982, possui 3.917 habitantes, conforme o Censo de 2010.
Comentários