Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Seminário leva informações e incentiva adoção do silo secador de grãos

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

O Seminário sobre Armazenagem de Grãos nas Propriedades Rurais, aconteceu na última sexta-feira, 07, no auditório municipal, em Fagundes Varela, dentro da programação da BellaFesta, reuniu produtores interessados na tecnologia de secagem e armazenagem de grãos. Para a Emater/RS-Ascar, a atividade tem potencial para crescer no município, como uma alternativa para melhorar a produção e a renda.

Na abertura do evento, a prefeita Cláudia Tomé defendeu que a secagem e armazenagem de grãos nas propriedades gera independência, economia e evita desperdício no deslocamento. Segundo ela, a Prefeitura vai buscar formas de auxiliar os agricultores que tiverem interesse em construir os seus silos.

Pela manhã, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ricardo Martins, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dessa tecnologia de armazenagem para a propriedade familiar, falou sobre silos secadores com uso de ar natural, abordando diversos aspectos relacionados à secagem e armazenagem, como os critérios para construção dos silos, o custo da armazenagem, a qualidade do produto e os resultados na produção animal.

À tarde, os produtores se deslocaram até a propriedade do agricultor Clarindo Duz, na comunidade de São Marcos, que utiliza o silo secador há quatro anos e meio. A propriedade, que é assessorada pela Emater/RS-Ascar através do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), possui creche de suínos, lavoura de milho para venda e consumo na propriedade e um pouco de gado de corte. Para Duz, além de não precisar mais ter que pagar frete para levar e buscar o milho no silo em Fagundes Varela, outra vantagem do silo secador é a melhor qualidade do grão, o que possibilita que ele ganhe R$ 5,00 ou mais por saco de milho vendido.

Na propriedade, o engenheiro agrônomo João Villa, da Emater/RS-Ascar, detalhou a construção e manejo do silo secador. Para os produtores que tiverem interesse, a Emater/RS-Ascar faz o projeto, que inclui o cálculo estrutural do silo, o dimensionamento do ventilador e o orçamento, e avalia a viabilidade. Complementando, o engenheiro agrícola da Emater/RS-Ascar, Douglas Corso, explicou sobre as principais pragas e doenças e também sobre a ocorrência de micotoxinas na armazenagem e as formas de controle para que não se desenvolvam dentro do silo, sendo uma das principais medidas a manutenção de baixa temperatura e umidade dentro do silo.

O seminário teve o apoio da Prefeitura Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sicredi. Durante a BellaFesta, que encerrou neste domingo, o público visitante também pode conferir esta e outras tecnologias para a agricultura familiar, como a energia solar fotovoltaica.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais