Noé cobrará de associados cumprimento de normas estatutárias
Previsão é de quebra de safra em 2016
Foto: Dirceu Tedesco/Rádio Veranense
A expectativa de safra da uva em 2016 é de quebra, que pode chegar até 50% do que vinha sendo produzido em Veranópolis. Diante deste cenário e com a expectativa de crescimento a Cooperativa Agrícola Alfredochavense Ltda, produtora dos Vinhos Noé, realizou uma Assembleia Geral Extraordinária, que reforçou normas que do próprio estatuto. O Presidente, Tiago Fernando Guerra, em entrevista a Rádio Veranense, comentou as definições estabelecidas neste encontro, realizado em Novembro. Na ocasião foram definidas as seguintes normas:
-Será obrigatório ao associado a entrega total da produção na Cooperativa, sendo proibida a comercialização para outras empresas.
-Para os casos em que ficar comprovado o desvio de produção para outras empresas, será cobrada multa de 30% sobre a média das últimas duas safras. Conforme prevê o Estatuto Social. Lembramos que o cálculo de produção é feito por base no cadastro vitícola. Além disso, o sócio que entregar a sua produção ou parte dela para outra empresa e não na Cooperativa, estará sujeito às penalizações previstas no estatuto.
-A Cooperativa Alfredochavense firmou parceria com a Cooperativa Aurora para a próxima safra, e com isso informa que os pagamentos da safra 2016 serão iniciados em março e finalizados em setembro. Para tanto é necessário a entrega total da safra na Cooperativa para cumprimento do acordo firmado.
-Os pagamentos da safra 2015 serão feitos entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, com pagamento feito totalmente com recursos próprios, sem o uso de financiamentos.
-Todas as normas citadas estão registradas em Ata de Assembleia, e não poderão ser alteradas e nem haverá exceções, ou seja, valem para todos os Associados, mesmo para os que não estavam presentes na Assembleia Geral.
Guerra também comenta que atualmente a cooperativa passa por um processo de reestruturação, colocando em dia pendências financeirase que a Nóe tem capacidade de processar 4 milhões de quilos de uva, porém está recebendo apenas 30% deste montante.
Quem tiver dúvidas ou quiser mais informações, entre em contato com a Cooperativa Pelo fone: 3441 1308 ou então pessoalmente na Cooperativa.
Ouça a entrevista do presidente Tiago Fernando Guerra ao repórter Dirceu Tedesco.
Comentários