Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Concurso do Memorial às Vítimas da Kiss realiza premiação em Santa Maria

por Marco Aurélio Santana

Evento nesta terça-feira terá a presença do vencedor, o arquiteto Felipe Zene Motta, de São Paulo

Foto: Divulgação

A cerimônia de premiação ao projeto vencedor do Concurso do Memorial às Vítimas da Tragédia da Kiss acontece nesta terça-feira, às 10h. O evento terá a presença do vencedor, o arquiteto Felipe Zene Motta, de São Paulo, que visita Santa Maria pela primeira vez. Serão apresentados os cinco projetos finalistas do concurso e os cinco que receberam menções honrosas. O evento será no auditório do Colégio Marista Santa Maria, na rua Floriano Peixoto, 1217.

Também participarão da solenidade o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS), Rafael Passos, e o coordenador do concurso, Tiago Holzmann da Silva, além do presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio da Silva, e do vice, Flávio Silva.

Felipe Zene Motta representou a Motta e Zene Engenharia e Arquitetura no concurso do memorial. O anúncio do vencedor foi em 16 de abril. O certame teve 133 inscrições confirmadas e 121 propostas enviadas por meio de plataforma on-line. Participaram arquitetos do Rio Grande do Sul e de outros 14 estados brasileiros. O vencedor receberá R$ 25 mil como prêmio.

Projeto vencedor

A proposta de Motta traz um muro de concreto e tijolos que bloqueia quase que inteiramente a visão do espaço interior, se vista da rua. A austeridade da fachada representa o luto. Em contraste, ao atravessar o muro, encontra-se um espaço de luz e fluidez. O atravessar remete à transformação e à potencialidade da ressignificação do luto e do pesar.

No centro, haverá um jardim circular de flores. A sua volta, 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia, suportam uma cobertura radial que abriga as diversas salas do conjunto. A mesma cobertura, ao se projetar em balanço, possibilita que uma grande varanda se forme abaixo, de onde os visitantes podem contemplar o jardim e são convidados a escolher uma flor e depositá-la em um suporte, cada qual em um pilar, com o nome da vítima homenageada.

O projeto traz três salas que poderão ser acessadas de forma independente a partir da varanda. Ao fundo fica o auditório, composto por um palco central e plateia em lados opostos. Uma sala multiuso de caráter cultural abrigará acervos em formato de exposição permanente multimídia. Do outro lado, optou-se por criar uma sala única que abrigará a sede da Associação, assim como demais áreas de reunião e atividades coletivas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais