Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Veranópolis registrou 636 movimentos de massa em decorrência das chuvas, diz estudo da UFRGS

por Daniela Affonso

Dados foram divulgados em nota técnica do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Foto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense

Veranópolis é o segundo município com maior número de movimentos de massa em decorrência do acúmulo de chuva ocorrido em abril e maio, conforme Nota Técnica do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

No período entre 4 de maio e 21 de agosto, uma equipe de 50 membros, entre professores, estudantes, técnicos e colaboradores externos da UFRGS, mapeou cerca de 18 mil km², a partir de imagens de satélite de alta resolução, e identificou 16.862 movimentos de massa em decorrência do acúmulo de chuva no Estado. A área de análise envolveu, predominantemente, as bacias hidrográficas Taquari-Antas, Caí, Sinos, Pardo, Alto e Baixo Jacuí e Vacacaí-Mirim e cobre 150 municípios mais atingidos por movimentos de massa na Região Hidrográfica do Guaíba.

Caxias do Sul é a cidade com a maior quantidade de cicatrizes de movimentos de massa mapeados, totalizando 656, seguida por Veranópolis, que teve 636.Essas cicatrizes de movimentos de massa, que podem ser observadas na região, são marcas da movimentação de solo e/ou rochas visíveis no terreno. Os pontos de ruptura demarcam o topo do movimento de massa, geralmente ao longo de encostas.  

O levantamento destaca os 60 municípios com maior quantidade de cicatrizes de movimentos de massa. Em terceiro está  Agudo (540 ), seguido por Bento Gonçalves (516) e Fontoura Xavier (485).

O município com maior densidade de cicatrizes por km² foi Santa Tereza, sendo que Veranópolis foi o 9º nesta classificação. Os pesquisadores também avaliaram os municípios com maior área do terreno atingida por movimentos de massa mapeados (total em km²), onde classificaram Veranópolis com a maior área atingida por deslizamentos.

O mapa digital está disponível em “WebMapa de Movimentos de Massa para equipes de apoio na situação de calamidade / 2024”.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais