Eleições 2024: e-Título pode ser baixado até sábado (05)
O Título digital pode ser usado como documento de identificação no momento da votação
Os eleitores que desejam utilizar o título de eleitor digital para participar do primeiro turno das eleições municipais, que ocorrem no dia 6 de outubro, precisam instalar o aplicativo e-Título em seus dispositivos móveis até sábado (5), que é a véspera da votação. No dia do pleito, domingo (06), o download do aplicativo será interrompido pela Justiça Eleitoral para evitar problemas técnicos, retomando o acesso na segunda-feira (7).
Esse aplicativo serve como documento de identificação no momento da votação e fornece informações sobre o local de votação. Além disso, possibilita a justificativa em caso de ausência. O e-Título pode ser baixado sem custo nas lojas de aplicativos para sistemas Apple e Android. Após a instalação, o usuário deverá inserir suas informações pessoais e validar o acesso ao aplicativo.
Para votar utilizando o título digital, é imprescindível que o aplicativo contenha a biometria, a fotografia do eleitor e esteja devidamente atualizado. Caso essas condições não sejam atendidas, o eleitor precisará apresentar um documento oficial com foto para poder votar, como a identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a carteira de trabalho.
O aplicativo já conta com aproximadamente 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas registradas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade dessas contas não estão com a versão mais recente do app e é necessário que realizem a atualização, que pode ser feita na seção de atualização da loja do aplicativo.
No dia da eleição, o eleitor não terá permissão para entrar na cabine com o celular, que deve ser deixado com os mesários.
Comentários