Incêndio atinge sede de batalhão do Exército em São Leopoldo
Fogo teria começado em um local onde há munição, no primeiro pavimento, e moradores relatam estrondos. Não há informações sobre feridos
Um incêndio atinge a sede do 19° Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, na área central de São Leopoldo, no Vale do Sinos, na tarde desta segunda-feira, 02. Segundo informações preliminares, o fogo começou em um local onde há munição, no primeiro pavimento. Por conta disso, moradores relataram ter ouvido estrondos.
Não há informações sobre feridos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de São Leopoldo está no local para o combate às chamas, e foi solicitado apoio da corporação em Novo Hamburgo.
Ainda não se tem informações de vítimas nem o que causou o incêndio de grandes proporções.
Inicialmente sediado em Santa Catarina, o batalhão passou por Porto Alegre e São Gabriel. Até que em 1922 foi transferido para São Leopoldo, com a denominação de 8º Batalhão de Caçadores. Em 12 de novembro de 1922 esta caserna foi finalmente inaugurada em São Leopoldo, sendo motivo de orgulho para seus militares e para a população Leopoldense que sempre se mostrou muito pródiga e carinhosa em acolher seus novos “filhos”. Logo se integraram aos Oficiais e Praças recém chegados de foma fraternal e calorosa.
Além das denominações já vistas, em sua longa caminhada, o Batalhão da Serra recebeu tantas outras, como: 3° Batalhão de Infantaria Pesada, em 1870; 29º Batalhão de Infantaria do 10° Regimento de Infantaria, em 1908; 30º Batalhão de Infantaria do 10° Regimento de Infantaria, em 1918; 8° Batalhão de Caçadores, em 1919; 19° Regimento de Infantaria, em 1949; 1° Batalhão do 19º Regimento de Infantaria, em 1964; e, finalmente, 19° Batalhão de Infantaria Motorizado, em 1972.
Comentários