Pousada em Cotiporã conquista selo máximo de sustentabilidade
Piccolo Reffugio recebeu a indicação EcoLíderes Nível Platina
Não é preciso ser grande para ser sustentável. Uma pequena pousada familiar, em uma paisagem bucólica de Cotiporã, próxima à Capela Nossa Senhora de Caravaggio, na Serra Gaúcha, garantiu o principal reconhecimento de sustentabilidade do Trip Advisor, o maior site de viagens do mundo.
A Pousada Piccolo Reffugio tem agora o selo Ecolíderes Nível Platina, um programa que divulga as pousadas e os hotéis ecologicamente corretos em todos os continentes.
Os Ecolíderes do Trip Advisor é um selo criado com a consultoria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da organização internacional Rainforest Alliance. As empresas que mantêm práticas sustentáveis preenchem um questionário detalhado que avalia ações relacionadas à economia de água, energia, destino de resíduos, educação ambiental, entre outros.
As participantes recebem uma pontuação e são classificadas em categorias, que vão do EcoParceiro, Bronze, Prata, Ouro e Platina, à mais alta, concedida à Pousada Piccolo Reffugio. Isso significa que o local atende os requisitos mínimos de sustentabilidade e alcançou 60% ou mais de pontuação.
Com o reconhecimento, o empreendimento de Cotiporã entra para o seleto time de certificados no Brasil. São apenas 11 hotéis ou pousadas com o nível platina no País e dois no Rio Grande do Sul. O outro destaque no Estado fica em Canela.
Desde sua fundação, há 13 anos, a Pousada Piccolo Reffugio já revelava suas preocupações ambientais. A sócia Edacy Maria Paludo recorda que logo no início havia a preocupação com a reciclagem, em separar o lixo orgânico e encaminhar o material que poderia ser aproveitado para doação. Com o tempo, as ações evoluíram.
Hoje, o aquecimento solar é prática na pousada, assim como o tratamento de água e completo de esgoto, que libera água limpa ao ambiente após a utilização na pousada. Também priorizam fornecedores sustentáveis e incentivo à cultura local e a conscientização ambiental. “A política de sustentabilidade está presente em banners em diversos espaços da pousada”, conta Edacy.
Para ela, o cuidado ambiental é também uma preocupação econômica. “Com menos gasto em energia e menor desperdício, conseguimos manter tarifas melhores para os hóspedes", reconhece. E esse cuidado, aliado ao atendimento familiar, está conquistando fregueses de todo o Estado e também de cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Por trás dos bons resultados está a preocupação com sustentabilidade aliada às práticas de gestão. Para isso, a pousada participa de projetos como o promovido pelo SEBRAE/RS para a conquista da NBR 15.401, que certifica meios de hospedagem sustentáveis. A coordenadora de turismo do SEBRAE/RS, Amanda Paim, destaca que este é um atributo ainda pouco desenvolvido no Estado. “Menos de 10 empreendimentos conseguiram essa certificação e três são de Canela. Este ano, a Pousada Piccolo Reffugio também deve assegurar esse reconhecimento”, comenta a gestora.
Ela ressalta a dedicação dos proprietários do espaço em torná-lo referência em sustentabilidade. “Com muito comprometimento e seriedade, eles adotaram uma série de práticas que, com o selo do Trip Advisor, os colocam em destaque em sustentabilidade no Brasil e até no mundo”, observa Amanda.
Fonte: Sebrae
Comentários