Direção da Arezzo comunica o encerramento das atividades em Veranópolis
Os funcionários e o Sindvest foram informados nessa terça-feira (02) sobre a data do fechamento
Foto: Dirceu Tedesco | Tua Rádio Veranense
A empresa de calçados Arezzo&Co, que se instalou em Veranópolis em novembro de 2021, encerra suas atividades no município no dia 16 de maio. Os funcionários e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário e Calçado de Caxias do Sul e região (Sindvest) foram comunicados a respeito dos desligamentos nessa terça-feira (02), pela direção da empresa.
Dentre os motivos do fechamento, informados pela Arezzo, estão a falta de mão-de-obra e a reestruturação interna. Em entrevista à Tua Rádio Veranense, o prefeito Waldemar de Carli informou que a falta de demanda, a rotatividade de funcionários e a própria readequação podem ser as razões da descontinuidade do trabalho no município.
Atualmente, a empresa conta com 163 funcionários, sendo 140 de Veranópolis. O projeto da Arezzo era chegar a cerca de 600 colaboradores.
“Eu já enfrentei a saída da São Paulo Alpargatas, da Dal Ponte, da Coopershoes. A nossa matriz era muito calçadista, hoje não é mais. A saída da Arezzo não me deixou preocupado. Nós subsidiamos o aluguel e o cálculo do que recebíamos [imposto direto] era desfavorável para nós”, explica De Carli.
A produção atual é de 1,5 mil calçados por dia. Na instalação da empresa, foi aprovado projeto de lei que permitiu que o município subsidiasse 50% do valor do aluguel do pavilhão, o que corresponde a cerca de R$30 mil mensais. O prefeito destacou que para compensar o subsídio, de forma direta, a produção teria que alcançar cerca de 6 mil pares dias. O contrato do termo de concessão de auxílio firmado entre a prefeitura e a empresa será encerrado, sem penalidade, quando a produção for finalizada.
“Não adianta mais buscar indústria calçadista, se ela quiser vir, de boa vontade, ela vai se pagar o aluguel. Agora, com subsídio da prefeitura, não cabe mais. Acho que as nossas empresas da cidade conseguem atender essa demanda de emprego”, conclui.
A Secretaria de Indústria e Comércio já trabalha para a readequação de mão-de-obra. A rescisão com aviso prévio indenizado será no dia 16 de maio. No momento, o Sine tem cerca de 80 vagas abertas para o público feminino em Veranópolis.
Texto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense
Comentários