Após confirmação de casos de Chikungunya, são realizadas ações estratégicas em Veranópolis
Agentes comunitários trabalham com a orientação e com mutirões de limpeza em alguns bairros
Após a confirmação de dois casos autóctones de Chikungunya em Veranópolis na última semana, os agentes comunitários de Saúde e de Endemias realizam ação estratégica de orientação, informação e prevenção à proliferação e cuidados com possíveis focos de dengue nos bairros Santo Antônio, Santa Rita e Pôr do Sol. Esses dois casos foram de contaminação dentro do município, sendo que o mosquito Aedes Aegypti, além da Chikungunya, também transmite a Zika e a Dengue.
Na próxima segunda-feira (05), a partir das 8h, a administração municipal realizará um mutirão de limpeza nestes mesmos bairros, recolhendo lixos e entulhos previamente alocados em local que o caminhão da prefeitura possa recolher. As equipes não entrarão nas casas para retirar os entulhos e/ou realizar limpezas.
Outros três casos estão sendo analisados, mas ainda não foram confirmados. O alerta da Vigilância em Saúde é que todas as pessoas cuidem ao máximo e eliminem pontos que possam acumular água parada, que coloquem telas nas caixas de água e que seja usado cloro em todas as piscinas, inclusive nas infantis, para evitar que essa água parada vire um possível criadouro do mosquito.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da endemias no município, Maria Gorete Belini, os sintomas da Chikungunya, são parecidos com os Zika e a Dengue, por isso, é importante diagnosticar precocemente e iniciar o tratamento.
Sintomas da doença:
- Febre e dor nas articulações;
- Dor muscular (dores pelo corpo);
- Dor de cabeça;
- Fadiga (cansaço);
- Erupção.
As pessoas contaminadas também podem ter:
- Dores locais, como atrás dos olhos, nas articulações, no abdômen ou nos músculos.
- São comuns sintomas como febre, calafrios, fadiga, febre alta, febre leve ou suor, além de náusea ou vômito.
- Dores nas articulações, de cabeça, inchaço dos gânglios ou irritação na pele também podem ser sintomas da Chikungunya. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria da Saúde (54) 3441-1458 e converse com o setor de Endemias.
Comentários