Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Verstappen vence e Hamilton faz história com pentacampeonato no México

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Max Verstappen venceu o GP do México numa corrida perfeita, mas foi Lewis Hamilton que fez história. O britânico é o terceiro piloto da história a chegar ao pentacampeonato de Fórmula 1. Terminou em quinto lugar, num dia ruim da Mercedes, mas foi suficiente para faturar o título mundial, já que Sebastian Vettel não foi além de segundo. Kimi Raikkonen fechou o pódio para consolar a Ferrari.

A largada do GP do México foi animada como previsto, com seis carros dividindo espaço e trocando vácuo rumo à Curva 1. Daniel Ricciardo vacilou na pole e acabou caindo para terceiro. Lewis Hamilton chegou a botar o bico na frente, mas Max Verstappen freou dentro da curva e tomou a ponta.

Com ar livre, o holandês começou a abrir distância, enquanto seu companheiro comboiava a Mercedes, seguido de Vettel. O alemão ainda teve que ir para cima de Valtteri Bottas para ocupar o quarto lugar, enquanto Kimi Raikkonen se divertia no miolão até se firmar em sexto.

O mais prejudicado na volta um foi o rei da nuvem negra Fernando Alonso. Tentando achar espaço, ele viu Esteban Ocon bater em Nico Hulkenberg de camarote. Só que o bico de Ocon voou na frente da sua McLaren e acabou prendendo na frente do radiador. Voltas depois, Alonso parava com superaquecimento. Ocon caiu lá para trás para trocar a asa.

A prova tática começou cedo, com as Mercedes parando antes de todo mundo com pneus em frangalhos. A Red Bull veio logo em seguida, enquanto a Ferrari apostava em esticar a janela inicial, com Vettel e Raikkonen.

Nessas alturas, Sérgio Perez fazia a festa dos mexicanos, com uma grande luta e ultrapassagem para cima de Marcus Ericsson. O piloto da casa fez um stint perfeito para trocar pneus no meio da corrida e voltar para apenas um pit como melhor do resto. Só que na volta 41 o carro da Force India teve ideias diferentes. Quebra mecânica e fim de festa.

Perez fez a festa dos mexicanos, até quebrar

Depois dos pits, Vettel foi à caça de Ricciardo e, quando ia passar, veio um safety car virtual pela quebra de Carlos Sainz. No retorno, não teve jeito e ele passou com tudo, espremendo o australiano na sequência de curvas iniciais. Em seguida, Hamilton foi presa fácil e nem fez muito esforço para ficar na frente, já que bastava marcar o rival para ser campeão.

A galera foi para a última rodada de pits. Vettel e Verstappen pararam na mesma passagem. Ricciardo decidiu ir até o fim com pneus supermacios. A Mercedes, por sua vez, afundava sem se entender com pneus e Hamilton foi superado por Raikkonen.

Ricciardo fez bela prova, mas sofreu outra quebra esquisita

A 12 voltas do fim, Vettel estava a oito segundos de Verstappen e chegou a tirar. Só que Ricciardo estava entre eles. Mesmo com pneus antigos, o australiano foi páreo duro e parecia manter a dobradinha Red Bull. Nos finalmente, contudo, o motor Renault abriu o bico pela oitava vez e Ricciardo ficou pelo caminho. A essas alturas, Verstappen já tinha aberto 18 segundos.

Vettel tentou e não conseguiu tirar a distância. Vitória holandesa e festa da Red Bull. A Ferrari fechou em segundo e terceiro, com Hamilton em quarto e a festa do penta. Na volta de desaceleração, zerinho e fritada de pneu no estádio, fazendo história. O quinto foi Valtteri Bottas, seguido de Nico Hulkenberg com a Renault, seguido de Charles Leclerc, Stoffel Vandoorne, Marcus Ericsson e Pierre Gasly levando o pontinho final.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais