Pressionado, Brasil precisa vencer a Costa Rica nesta sexta
Tite manterá equipe que empatou com a Suíça
Pressionada depois do inesperado empate em 1 a 1 com a Suíça na estreia, a Seleção Brasileira precisa voltar todas as suas energias para o confronto contra a Costa Rica, nesta sexta-feira, no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo. O confronto está marcado para começar às 9h (horário de Brasília). Os costarriquenhos, por seu lado, vem de derrota por 2 a 0 para a Sérvia na rodada inaugural, e não pretendem dar facilidades para o Brasil.
O técnico canarinho, Tite, confirmou exatamente a mesma equipe da estreia contra a Suíça. Ele se mostrou aliviado também com a rápida recuperação do craque Neymar, que chegou a assustar durante a semana por causa de dores no tornozelo direito. "Foi uma pancada que ele trouxe, mas ela não retira aquele projeto inicial. Foram três meses e meio até o primeiro jogo de 90 minutos. Coloquei já isso desde o início. Tem uma ciência e uma tranquilidade a esse respeito. É preciso um mínimo de cinco jogos para o ser humano estar na sua plenitude. Ele acelerou este processo, mas vai evoluir ainda mais", analisou o treinador.
Com Neymar garantido, a ideia é explorar bastante o lado esquerdo do ataque, com o camisa 10 trabalhando de forma equilibrada com Marcelo e Philippe Coutinho.
Outra boa notícia é a recuperação do volante Fred, que treinou normalmente e estará à disposição de Tite no banco de reservas. Assim, Tite tem pela primeira vez todos os convocados como opção nesta Copa do Mundo.
Tite também determinou que o zagueiro Thiago Silva será o capitão no jogo contra a Costa Rica. O jogador já foi muito criticado por seu destempero emocional na Copa anterior. "Se pegássemos todo mundo que foi criticado na última Copa do Mundo, teríamos terra arrasada. E a vida, o futebol não são assim. Coloquei coerentemente que havia uma série de atletas com maturidade suficiente para continuar esse rodízio. Thiago é um deles", defendeu Tite. O volante Casemiro, por sua vez, é o único pendurado com cartão amarelo - dois cartões suspendem automaticamente o jogador.
A Costa Rica, dirigida por Óscar Ramírez, precisa de pelo menos um empate para seguir sonhando com a classificação para as oitavas de final. Os jogadores devem utilizar bastante os chutes de fora da área para tentar surpreender o Brasil. Ramírez deve levar a campo o mesmo time que enfrentou a Sérvia na estreia. Mas existe a possibilidade da entrada do atacante Joel Campbell.
Copa do Mundo - Grupo E
Brasil
Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.
Costa Rica
Keylor Navas; Cristian Gamboa, Jhonny Acosta, Giancarlo González e Óscar Duarte; Bryan Oviedo, Yeltsin Tejeda, Bryan Ruiz e Celso Borges; Christian Bolaños (Joel Campbell) e Marcos Ureña. Técnico: Óscar Ramírez.
Árbitro: Bjorn Kuipers, auxiliado por Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (todos da Holanda).
Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo.
Início: 9h (horário de Brasília).
Comentários