Fifa aprova uso de VAR na Copa do Mundo da Rússia 2018
Gianni Infantino afirmou que o futebol será mais transparente e justo
A Fifa aprovou o uso da vídeo-arbitragem (VAR) para a Copa do Mundo da Rússia 2018, nesta sexta-feira, apostando na tecnologia para tentar diminuir os erros dos árbitros nas partidas de futebol, informou o presidente da entidade, Gianni Infantino. "Vamos ter o primeiro Mundial com o VAR em 2018. Isto foi aprovado, decidido, e estamos certamente muito felizes com a decisão", disse Infantino no final da reunião do conselho diretor do organismo, realizado em Bogotá.
A Fifa deu sinal verde para a maior revolução em uma Copa do Mundo, desde a incorporação da tecnologia da linha do gol (GLT). O custoso e polêmico sistema de vídeo-arbitragem pode ser utilizado em quatro casos: validação ou não de um gol, marcar ou não uma penalidade, atribuir ou não cartões e corrigir erro na penalização de um jogador. "O VAR ajuda o árbitro e vamos ter um futebol mais transparente e justo. É isso que queremos", justificou Infantino.
Utilizado desde 2016 por pouco mais de 20 federações, em aproximadamente mil partidas, especialmente na Bundesliga e na Serie A, o VAR não esteve alheio às polêmicas. Alguns o criticam que sua aplicação retarda o ritmo do jogo e que não evita as injustiças em campo. Outros, como o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, questiona a "confusão" gerada pela falta de regras.
Fonte: Correio do Povo
Comentários