Fifa muda regras do futsal e lateral e escanteio poderão ser cobrados com as mãos
Mudanças também atingem reposição do goleiro, disputa por pênaltis e goleiro linha
Foto: Ulisses Castro/ACBF/Arquivo
A FIFA aprovou, na última semana, aquelas que podem ser consideradas as mudanças mais bruscas nas regras do futsal nos últimos trinta anos, e que implicarão diretamente na dinâmica de jogo da modalidade. Elas foram aprovadas durante reunião na Uefa Euro Futsal. São quatro os principais pontos de mudança.
O primeiro deles, e provavelmente o mais polêmico, diz respeito à cobrança de laterais e escanteio. A partir de agora o jogador poderá escolher se cobra a leral e escanteio com os pés ou com as mãos.
A segunda mudança é referente à reposição da bola pelo goleiro. Ela não poderá ser lançada diretamente à quadra de ataque, tendo que obrigatoriamente tocar na quadra de defesa antes de chegar ao ataque.
O terceiro ponto fala sobre a utilização do goleiro-linha. Ele só poderá ser usado se a sua equipe estiver perdendo. A mudança também provoca polêmica porque há casos em que a equipe está empatando o jogo, porém o resultado elimina o time. Nesse caso, geralmente se opta pelo goleiro linha, o que não poderá mais ser feito.
A quarta mudança é sobre decisões por pênaltis. A partir da homologação da regra, serão cinco as cobranças para cada equipe, contra três da atual regra.
A mudança provocou muita discussão nas redes sociais. A maioria se manifestou contrária às regras, que ainda não tem data oficial para entrarem em vigor.
Comentários