Carlos Barbosa é oficialmente a Capital Nacional do Futsal
Título foi convertido na lei 13.503/2017, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 03/11
O futsal popularizou-se em Carlos Barbosa a partir da década de 1960, com a construção de uma quadra de cimento junto ao Clube Cruzeiro e consolidou-se com inslatação da quadra coberta do Colégio Santa Rosa, incentivada pelo padre Enio Tarasconi.
Fundada em 1976, a ACBF uniu as equipes do River e Real, que disputavam o campeonato Citadino, com o objetivo de participar do campeonato estadual.
Depois de onze conquistas estaduais, cinco títulos da Liga Nacional, quatro da Copa Libertadores e dois mundiais da Fifa, o título de “Capital Nacional do Futsal” tomou forma no Senado Federal a partir de projeto da senadora Ana Amélia Lemos (PP).
O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2015, mas a comemoração barbosense logo foi suspensa. Alguns dias depois, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) entrou com recurso contra a decisão, pleiteando o título para a cidade paulista de Orlândia.
Houve negociações de bastidores até que no final de setembro Feliciano foi convencido a retirar o recurso. No dia, 20, o texto foi remetido à sanção, assinada pelo presidente Michel Temer (PMDB) e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim. O título foi convertido na lei 13.503/2017, publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira, 03/11.
Comentários