Alimentos que não podem ir à geladeira
É necessário saber sobre os alimentos que podem ser danificados na geladeira, podendo perder suas propriedades
A maioria das pessoas tende a guardar quase tudo na geladeira, porém, muitos produtos do consumidos foram feitos para suportar as condições de uma geladeira, pelo contrário, em certas ocasiões o frio acelera a decomposição dos alimentos ou pode também mudar seu sabor original.
É sabido que muitos produtos precisam da refrigeração, inclusive alguns deles aumenta a vida útil. É necessário saber sobre os alimentos que podem ser danificados na geladeira, podendo perder suas propriedades, devido às baixas temperaturas.
Alguns alimentos que não devem ir para a geladeira:
- Tomate - Os tomates perdem sabor se colocados na geladeira. A textura se altera, pois o frio faz com o tomate fique com aspecto granuloso ao romper suas membranas interiores. As baixas temperaturas impedem a maturação do fruto.
- Batatas - As batatas são afetadas pelo frio, as baixas temperaturas as tornam mais farinhentas. O frio faz com que o amido se converta em açúcares, mudando o sabor. Recomenda-se guardar as batatas em sacolas de papel, já que assim elas tardarão mais em se decompor.
- Pão - É um dos alimentos que as pessoas mais guardam na geladeira e é um grave erro. O pão em baixas temperaturas envelhece mais rápido e perde seu sabor. Recomenda-se guardá-lo em um lugar fresco e seco ou também cortá-lo em fatias e levá-lo ao congelador para reutilizá-lo posteriormente.
- Frutas tropicais - Por serem frutas de climas quentes, a baixa temperatura da geladeira não as favorece em nada. Frutas como o abacaxi, a melancia, maracujá, abacates, bananas, entre outras frutas, não devem ser guardadas na geladeira, o frio acelera o processo de deteorização, impede a maturação e muda o sabor.
- Cebola e alho - Ao serem submetidos a baixas temperaturas, a cebola e o alho se endurecem e perdem suas propriedades. Recomenda-se mantê-los em um lugar escuro, fresco e seco, preferivelmente em uma sacola de tela.
- Queijos secos - É comum guardar o queijo na geladeira, pois se acredita que isto fará com que o queijo fique mais conservado. Dependendo do tipo de queijo, a geladeira pode ser um erro, pois pode mudar o sabor e tornar o queijo mais insosso. Queijos como o parmesão, queijo serrano artesanal, ou similar, não requer refrigeração porque pode perder o sabor, como alternativa você pode usar um recipiente hermético em temperatura ambiente.
- Melões e pêssegos - A menos de 10 graus os melões e pêssegos perdem o sabor e algumas de suas propriedades, neste caso é preferível guardá-los em temperatura ambiente.
- Mel -O mel a baixas temperaturas é um grave erro. O mel, graças aos seus componentes e pH se mantém em bom estado ao ar livre e fica conservado por muito tempo. Quando guardado o mel na geladeira, o frio tende a cristalizar o açúcar e perder muitas de suas propriedades.
- Azeites e óleos comestíveis- Os óleos em geladeira se condensa e endurece, toma uma forma de manteiga, e além do mais, o frio contribui para a perda do sabor. O ideal é mantê-lo em um lugar fresco e longe da luz.
- O chocolate e café - Submetidos muito tempo a temperaturas baixas como a da geladeira, uma capa branca é formada sobre ele, o que muda o sabor. O ideal é conservar o chocolate a temperatura ambiente e longe da luz, também é aconselhável evitar guardá-lo em temperaturas altas. O café perde seu cheiro particular.
- Cereais, macarrão, farinhas e açúcar. - Estes tipos de alimentos são feitos para serem conservados a temperatura ambiente, quando são submetidos a baixas temperaturas perdem suas propriedades, vitaminas, sabor e textura.
- Presuntos especiais - Existem tipos de presunto que ao serem refrigerados perdem o sabor “Especial” que os caracterizam, apesar de serem similares as carnes frias, estes presuntos foram feitos para serem conservados a temperatura ambiente.
Comentários