IFRS está entre as melhores universidades do mundo pelo terceiro ano consecutivo
IFRS destaca-se na área da pesquisa, conforme ranking do CWUR.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está classificado entre as melhores universidades do mundo no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). A relação 2021/2022 foi divulgada nesta segunda-feira, 26 de abril de 2021. São citadas duas mil instituições de diferentes países. As três primeiras colocadas em nível mundial são norte-americanas (Harvard University, Massachusetts Institute of Technology, Stanford University).
O IFRS aparece na posição 1.528 em nível mundial, acima da colocação ocupada no ano de 2020, que foi a 1.543. Se considerado apenas o ranking de desempenho na pesquisa, o Instituto aparece em 1.459, também acima da posição de 2020, que foi a 1.466. Neste ano, 56 instituições brasileiras aparecem na relação, estando o IFRS na 41ª posição e sendo o único Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Conforme o CWUR, a metodologia do ranking considera quatro áreas: qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho da pesquisa. O IFRS destacou-se no desempenho da pesquisa.
O destaque é baseado em:
- Resultado da pesquisa, medido pelo número total de trabalhos de pesquisa;
- Publicações de alta qualidade, medidas pelo número de trabalhos que aparecem em
periódicos de primeira linha;
- Influência, medida pelo número de trabalhos que aparecem em periódicos altamente
influentes;
- Citações, medidas pelo número de trabalhos de pesquisa altamente citados.
Sobre o Centro de Classificações Universitárias Mundiais
O Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR) apresenta-se como uma organização de consultoria que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. Entre as atividades da CWUR está a publicação de rankings universitários globais.
Sobre o IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Ao todo, são 17 campi espalhados por todo o Estado, sendo que a reitoria está localizada em Bento Gonçalves.
Comentários