Fagundes ultrapassa meta do Ideb referente a 2015
A Escola Municipal Caminhos do Aprender de Fagundes Varela superou a meta projetada pelo Instituto no referido ano, alcançando um índice de 6.4 pontos
No início deste mês, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao ano letivo de 2015. Esta avaliação é realizada a cada dois anos, com o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e tem por objetivo avaliar a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
A Escola Municipal Caminhos do Aprender de Fagundes Varela superou a meta projetada pelo Instituto no referido ano, alcançando um índice de 6.4 pontos. Nas últimas avaliações realizadas, o mesmo vem crescendo consideravelmente. Em 2007, o educandário alcançou 5.2 pontos; em 2009, 5.3; em 2011, 5.8; em 2013, 6.0; e em 2015, 6.4.
A Escola Caminhos possui também, o índice mais alto da região, considerando os municípios de Cotiporã, Veranópolis, Vila Flores e Nova Prata na rede municipal de ensino.
Os alunos que realizaram a avaliação, hoje frequentam o 6º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Ângelo Mônaco.
Criado em 2007, pelo Inep, foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Comentários