Volta às aulas: estrutura física do Colégio Estadual São Luiz Gonzaga continua comprometida
Cerca de 430 estudantes retornam à instituição que tem espaços interditados desde outubro de 2017
Foto: Dirceu Tedesco | Tua Rádio Veranense
As aulas iniciam nesta quinta-feira (23), no Colégio Estadual São Luiz Gonzaga, em Veranópolis. Cerca de 430 alunos estão sendo recebidos na instituição de ensino, que há mais de cinco anos tem parte de sua estrutura interditada devido a problemas estruturais.
Na última semana, o Governo do Estado apresentou um novo plano de gestão para qualificar a infraestrutura do ambiente escolar da rede estadual. O atendimento aos locais foi categorizado como urgente, intermediário e complementar.
Houve identificação de 176 escolas em situação de urgência, cujas demandas poderiam impactar no uso dos espaços até o início das aulas. O Colégio São Luiz Gonzaga faz parte das mais de 1,8 mil instituições que compõem o nível intermediário. A intenção da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do RS é apresentar um contraponto ao governador Eduardo Leite.
A diretora da instituição, Cinara Guzzo, afirma que a comunidade escolar está insatisfeita, pois no ano passado os reparos estavam prestes a serem realizados, mas empresas que venceram a licitação não realizaram o serviço.
Em novembro, engenheiros estiveram no local para verificar a situação, fotografaram o prédio, mas não houve nenhum retorno. Hoje são quatro salas, parte da biblioteca e espaço do primeiro andar interditados devido à situação.
O educandário recebeu 143 alunos novos neste ano para turmas do Ensino Médio regular e EJA Ensino Médio. O colégio funciona nos turnos da manhã e noite. O quadro escolar é composto por 35 professores e 21 funcionários.
Texto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense
Comentários