IFRS já tem Atividades Pedagógicas não presenciais
Baixar ÁudioO Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) começou ainda na segunda-feira, 14 de setembro, a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs). Elas são ofertadas durante o período de pandemia de Covid-19 de forma optativa aos estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação dos 17 campi que se inscreveram para participar. A decisão também foi aplicada no Campus Avançado de Veranópolis.
As APNPs são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) e poderão ser computadas na carga horária dos cursos. No entanto, o calendário acadêmico permanece suspenso. É como se o semestre 2020/1 tivesse sido “congelado” em março. Quando o IFRS considerar que há condições de retornar presencialmente de forma segura, todas as atividades serão retomadas de onde pararam.
Conforme o diretor do Campus local, Daniel de Carli, com o objetivo de possibilitar aos alunos acesso à internet e a equipamentos tecnológicos para acompanhar as APNPs, o IFRS publicou dois editais de auxílio à inclusão digital, um voltado aos estudantes bolsistas e outro para todos os estudantes. Outra preocupação institucional é que as atividades levem em consideração as singularidades de cada estudante, principalmente os que apresentam necessidades educacionais específicas. Por isso, foi emitida uma instrução normativa com regras, orientações e procedimentos operacionais de acessibilidade digital.
Ouça entrevista com Daniel de Carli.
Comentários