Escola Virgínia Bernardi completou 59 anos nesta sexta-feira
Educandário conta com 321 alunos
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Virgínia Bernardi completou 59 anos nesta sexta-feira, 20 de maio. O educandário teve início de seu funcionamento em 1957. Como diretora a professora Zenaide Maria Boff e professores José Mauro, Zulmira Boff, Beatriz Faccin, Marisul Giugno, Beatriz Rosa Nunes, Noemi Facin, Erna Ozelan Schimtz, Elge de Souza Zanin e Anilva Padova Pessin com o nome de Grupo Escolar Professora Virgínia Bernardi, tendo sido escolhida como patrona a primeira Professora Pública Municipal, Virgínia Bernardi, filha de imigrantes italianos e irmã do poeta Mansuetto Bernardi.
A Escola iniciou seu funcionamento na Rua Tiradentes, nº 190, esquina com a Avenida Dr. José Montaury, em seis salas alugadas na parte térrea e subsolo de uma casa particular que ainda existe. Nesta época contava, segundo dados, com 190 alunos e 10 professores.
Em 24 de julho de 1961 realizou-se a inauguração do prédio próprio, na Avenida Osvaldo Aranha, nº 1869, onde funciona até os dias atuais. O estilo da construção em blocos se remete ao tempo do governo Leonel Brizola e ficou conhecido como “Brizoleta”. Nesta época, existiam seis salas de aula, sanitários femininos e masculinos, cozinha e salas de Direção e Professores. No ano de 1966 foi feita a ampliação da Escola, recebendo cozinha/refeitório, biblioteca e mais uma sala de aula.
Em 1973, o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento das 5ªs e 6ªs séries. Em virtude disso, em 1979 a denominação da Escola mudou e para Escola Estadual Professora Virgínia Bernardi – 1ª a 6ª série. Em 1982, a Escola inicia o funcionamento da Classe Especial, e em 1984 o Jardim de Infância nível B. Em 1989, a Escola passa a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Professora Virgínia Bernardi.
Com a autorização de funcionamento de 7ª e 8ª séries em setembro 1992, a Escola recebe nova denominação em outubro do mesmo ano, passando a Escola Estadual de 1º grau Professora Virgínia Bernardi. Em dezembro de 2000, a Escola recebe a denominação atual, Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Virginia Bernardi.
No ano de 2003 começa a funcionar a Educação de Jovens e Adultos – EJA em Nível Fundamental através do Parecer de Aprovação do CEED 224. E, em 2007, a escola passa a oferecer o Ensino Fundamental de 9 anos. Hoje, a Escola tem 321 alunos divididos entre o 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, incluindo EJA – Educação de Jovens e Adultos no turno da noite.
Além disso, o educandário conta com 32 professores e 7 funcionários, sendo que a direção está à cargo da professora Rosane Fiorentim Salvetti e as vice-diretoras são as professoras Izaura Vitória Alberton no turno da manhã, Geni Mesacasa à tarde e Lorena Maran Tarasconi no turno da noite.
Comentários