Veranópolis se prepara para o retorno presencial de alunos do Ensino Fundamental e para superar dificuldades impostas pela pandemia
A partir de hoje (16) as escolas de Ensino Fundamental de Veranópolis iniciam o retorno de suas atividades com a reunião pedagógica de seus professores. Para que assim, no dia 21, esteja tudo pronto para recepcionar os alunos. De acordo com a Secretária de Educação, Izabel Durli Menin, houve um aumento considerável no número de matrículas para este ano, e o movimento de procura continua alto. Segundo ela, 2300 alunos retornarão às salas de aula do município.
“Dentre as nossas escolas, a EMEF Irmão Jerônimo é a que atualmente concentra o maior número de estudantes, somando 550 alunos”, informa Izabel.
Com o crescimento do corpo discente, as escolas precisaram se adaptar à demanda, sendo assim, um dos motivos pelos quais as instituições passaram por reformas/ampliações. A secretária enfatiza que os alunos terão mais qualidade no espaço físico e que este se tornou ainda mais acolhedor.
Outro ponto que tem preocupado a Educação é o fato de que a aprendizagem foi muito prejudicada por conta da pandemia, fazendo com que as crianças tivessem de se adaptar a um ensino remoto, à distância de professores e à falta de convívio com os amigos. Em outras entrevistas à Tua Rádio Veranense, Izabel já havia comentado sobre o assunto e que recuperar este déficit seria uma prioridade para este ano.
“O município continua com o foco na aprendizagem da alfabetização, bem como dos anos finais. Nós vamos continuar com o reforço das disciplinas de português e matemática no turno contrário, além de termos feito a contratação de professores. Os processos seletivos foram específicos para isso”, comenta.
Izabel acrescenta que em 2021 foi realizado um mapeamento das aprendizagens, avanços, necessidades e demandas das crianças durante o processo de retorno às aulas presenciais. “Nós readequamos a organização de algumas turmas e reagrupamos de acordo com os tempos e as características das crianças na aprendizagens, para que a gente pudesse ter um olhar a mais do que nós estávamos fazendo em 2021. Essa reorganização dentro de cada escola, com um grupo de alunos, também foi necessária e foi feita a partir de uma leitura em conjunto com os professores, no final do ano passado”, conclui.
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