Reitores relatam crescimento das universidades por meio do Reuni
Restruturação da rede federal de educação superior permitiu aumento de 45 universidades em 2003 para 63 em 2014
Reitores de universidades do País reuniram-se no decorrer desta semana para discutir o desenvolvimento científico e tecnológico das instituições de ensino. Segundo eles, as universidades federais passaram por um processo de reestruturação e expansão.
A mudança teve como base os princípios da democratização, inclusão e resultou na criação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
A rede federal de educação superior passou de 45 universidades em 2003 para 63 em 2014. Também houve ampliação no número de campi, chegando a 321.
As ações do Programa contemplam o aumento de vagas nos cursos de graduação, a ampliação da oferta de cursos noturnos, a promoção de inovações pedagógicas e o combate à evasão, entre outras.
A expansão ampliou de 114 para 289 o número de municípios atendidos pela rede, mas não se restringiu às fronteiras do País. O Reuni permitiu um processo de integração regional e de internacionalização da educação superior a partir da criação de instituições.
Comentários