Mais de 60% dos caxienses afirmam que vão às compras no Dia dos Namorados
A semana que antecede a data vai concentrar o maior volume de vendas
O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, é a terceira data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal e Dia Das Mães. Neste ano, 63% da população caxiense irá às compras para presentear a pessoa amada. Este índice representa uma queda de 21% em relação ao ano passado, quando 80% dos entrevistados afirmaram que comprariam um presente para o parceiro ou parceira. Entre os principais motivos das pessoas que não vão às compras na data estão a falta de alguém para presentear e também a falta de dinheiro.
Esses dados são da Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL). O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (31), em coletiva de imprensa, no Palácio do Comércio.
Conforme a pesquisa, o valor do ticket médio terá um incremento de apenas 2% neste ano, ficando em torno de R$ 195,92. Em 2018 o valor gasto na data foi de R$ 191,48. Há também uma variação do ticket médio para homens e mulheres: enquanto o presente delas vai custar R$ 214,70 o valor gasto com os itens masculinos será de R$ 177,15. Ainda de acordo com a pesquisa, no valor do ticket médio não estão inclusos apenas presentes, mas também serviços como jantares em restaurantes, passeios e viagens.
Segundo o presidente da CDL Caxias, Ivonei Pioner, os sentimentos de romantismo e gratidão à pessoa amada são os principais gatilhos para o consumo no Dia dos Namorados. Ele também salientou que a data é uma ótima oportunidade para os lojistas investirem em algo diferente que traga uma experiência para o consumidor no momento da compra, a fim de fidelizar esse cliente.
Outro dado revelado pela pesquisa é que as lojas de rua no Centro da cidade ainda são a preferência dos consumidores e devem absorver 52% das vendas. Porém, conforme o coordenador do Núcleo de Pesquisa de Mercado da CDL, Cleber Figueiredo, os shoppings centers de Caxias têm aumentado as vendas em datas comemorativas nos últimos anos.
Quanto à forma de pagamento, a pesquisa da CDL apontou que cerca de 50% dos consumidores vão optar pelo dinheiro. A aquisição de produtos e serviços por meio dos cartões de crédito (24,6%) e débito (17,1%) aparece em seguida. Para Pioner, o comportamento reflete a responsabilidade com os gastos, mas também a falta de confiança devido a instabilidade política e demora da retomada da economia do País.
A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados da CDL Caxias foi realizada entre os dias 17 e 21 de maio e ouviu mais de 400 pessoas. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 5 pontos percentuais.
Ouça a notícia no link abaixo da foto
Comentários