Prazo para parcelamento do IPVA encerra nesta terça-feira
Receita Estadual projeta arrecadar R$ 2,619 bilhões com o IPVA 2017
O prazo para o contribuinte interessado em parcelar o IPVA 2017 está chegando ao fim. Para dividir o pagamento do imposto em três parcelas, o motorista tem apenas até esta terça-feira 31/01 para pagar a primeira parcela. Quem aproveitar estes últimos dois dias, terá desconto de 3% na primeira prestação; 2% na segunda, com vencimento no dia 24/02; e 1% na terceira, com vencimento em 31/03.
Esta terça-feira também é a data limite para quem quiser quitar o imposto com descontos que podem chegar a 22,4%. Tanto para quem optar pelo parcelamento ou pela quitação, é preciso levar em conta ainda as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores sem multas nos últimos três anos, terão dedução de mais 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o desconto é de 10%, e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto.
Quem perder o prazo para parcelamento do IPVA, terá apenas a possibilidade de quitação em fevereiro ou março (com os mesmos descontos) ou depois conforme a numeração final das placas do veículo, com calendário concentradao no mês de abril. A Receita Estadual projeta arrecadar R$ 2,619 bilhões com o IPVA 2017.
Serviço
Quem paga? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1997.
Como pagar? Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar? Desde 14 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Frota total do estado: 6.372.980
Frota pagante de IPVA: 3.864.712 (61%)
Frota isenta de IPVA: 2.508.268 (39%)
Texto: Pepo Kerschner/Ascom Sefaz
Comentários