Governador José Ivo Sartori anuncia pagamento de salários atrasados de alguns servidores
Diante do agravamento da crise financeira, o governo gaúcho decidiu mudar o critério de pagamento dos salários para o funcionalismo estadual. A partir deste mês, será depositado primeiro o valor integral dos vencimentos mais baixos. Na sequência, os servidores com remunerações mais elevadas serão contemplados de forma gradual até o dia 17/10.
Com o novo critério, o Piratini abandona a política de parcelamento, adotada desde 2015, e opta pela do atraso salarial. Influenciada pela repercussão negativa do pagamento de fatia de R$ 350,00 em agosto, a menor repassada pelo atual governo, a medida conta com o amparo jurídico da Procuradoria-Geral do Estado.
O anúncio foi feito pelo governador na manhã desta segunda-feira (25). Ao lado dos nomes que compõe seu núcleo de governo, José Ivo Sartori afirmou que a mudança responde a um aspecto "social".
“Pagar antes quem ganha menos é uma questão de justiça. Não se pode tratar igualmente os desiguais”, declarou Sartori.
Porém, mesmo com o novo critério, o governo ainda não definiu os valores salariais que serão pagos na próxima sexta-feira, 29/09. Segundo o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, a decisão dependerá do montante disponível no caixa do Estado no fim da tarde de quinta-feira, 28/09, horas antes da emissão dos contracheques.
Comentários