Mais de 60,7 milhões de consumidores brasileiros começaram 2018 em situação de inadimplência
Dados do SPC Brasil e CNDL revelam que a região Sul tem o terceiro maior número de devedores no país
A inadimplência dos consumidores brasileiros aumentou, segundo dados divulgados nessa sexta-feira, 09, pelo SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas CNDL. São mais de 60,7 milhões de consumidores brasileiros inscritos em cadastros de inadimplentes, o que corresponde a aproximadamente 40% da população adulta do país.
Em janeiro deste ano, o aumento foi de 2,10% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, nos primeiros meses a expectativa é a de um processo lento na regularização dos pagamentos, caso se confirmem projeções de inflação controlada e juros baixos. "Ainda assim, o que mais favorecerá um ciclo de queda da inadimplência será uma recuperação mais acentuada do mercado de trabalho e a volta de ganhos na renda real do consumidor, que ainda não se recuperou das quedas dos últimos anos", afirmou.
A região Sul do país concentra o terceiro maior número de devedores, com 8,2 milhões de inadimplentes (37% da população adulta). Quanto a faixa etária, os dados revelam que 50% da população entre 30 anos e 39 anos iniciou o ano com o nome em alguma lista de devedores. São 17,3 milhões de consumidores nessa situação.
De acordo com o indicador, cinco em cada dez dívidas pendentes (51%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira. A segunda maior representatividade fica por conta do comércio, que concentra 18% do total de dívidas não pagas, seguido pelo setor de comunicação com 14%. Os débitos com as empresas concessionárias de serviços básicos como água e luz representam 8% das dívidas não pagas no Brasil.
Comentários