Veranense Clóvis Simioni auxiliará no Enart neste final de semana
Tradicionalista trabalha há 20 anos em prol da Cultura Gaúcha na região
O Encontro de Arte e Tradição, popularmente conhecido como Enart, é o mais tradicional evento gaúcho de dança tradicionalista. A sua importância é tamanha que ele foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como o maior festival de arte amadora da América Latina.
Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento é realizado em três etapas anuais que são: as regionais, as inter-regionais e a final. Centenas de competidores de todo o estado participam deste evento e milhares de espectadores, não só do Rio Grande do Sul, como também de outros estados e países, que prestigiam o evento e apreciam as tradições do povo gaúcho.
O Enart 2015 começa nesta sexta-feira, 20 de novembro, e vai até domingo, dia 22, na cidade de Santa Cruz do Sul, no Parque da Oktoberfest. Mas para organizar e atender aos milhares de visitantes e aos participantes é necessário um grande número de pessoas trabalhando.
Na edição deste ano, o tradicionalista veranense Clóvis Simioni é um dos convidados a auxiliar. Para ele é uma alegria muito grande e um reconhecimento pelos 20 anos de trabalho em prol da Cultura Gaúcha na região. Simioni realiza palestra em escolas, abordando temas do tradicionalismo e também alerta para o perigo das drogas.
Na etapa disputada por cada Região Tradicionalista classificam-se sete competidores de cada modalidade para a próxima fase. Já na inter-regional classificam-se oito ou nove competidores para a fase Final, em grupo de regiões. A fase final é realizada sempre no terceiro final de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul. Nessa fase, os classificados das interregionais competem com concorrentes de todo o estado para eleger os Campeões Estaduais. Em algumas modalidades, como, por exemplo, Danças Tradicionais, existe mais uma fase, que ocorre no terceiro dia da fase final, chamada de finalíssima, em que um certo número de competidores é selecionado para se reapresentar.
Ouça a entrevista com Clóvis Simioni.
Comentários