Vila Flores torna-se um município bilíngue
Talian é um idioma que sobrevive ao tempo através da herança familiar, que traz identificação às raízes, resgata o passado e segue na ponta da língua de muitos moradores da região da Serra Gaúcha. Com notável vitalidade cultural, esta é a língua de milhares de brasileiros que hoje vivem principalmente nos estados do sul do país. Além disso, também é comum ouvir o Talian em programas de rádios e nas produções de grupos teatrais e musicais.
Cooficializar uma língua, significa que o município passa a ser oficialmente bilíngue, e que seus cidadãos podem construir suas vidas em duas línguas, a língua oficial da união, o português, mas também a língua cooficial da comunidade, neste caso o Talian.
No cenário do reconhecimento das línguas brasileiras, vários municípios vêm se mobilizando com a iniciativa de cooficializar seus idiomas de origem. No que diz respeito aoTalian, Serafina Corrêa foi o município pioneiro a cooficializá-la. A partir desta conquista, muitas outras cidades também reconheceram o idioma, como é o caso de Vila Flores que passou a ter o Talian cooficializado após votação unânime durante a Sessão da Câmara Legislativa do município em 04 de julho de 2022.
Por intermédio do trabalho de Edgar Maróstica, Mestre da Cultura Taliana do Sul do Brasil, Vila Flores foi contemplado com o seu Projeto Trajetórias Culturais do Governo do Estado, atráves da live “Viva o Talian”. A partir dessa oportunidade, Vila Flores foi instigada a co-oficializar o idioma no município como forma de salvaguardar e disseminar o idioma.
*Com informações da Secretaria de Cultura de Vila Flores
Edição: Cida Cardoso Valna | Tua Rádio Veranense
Comentários