Garibaldi agora é a cidade de cinema
Rota Cinematográfica abrange 15 locais que foram cenários de gravações no município
Numa noite de cinema, ocorreu ao ar livre junto a Estação Férrea de Garibaldi, na noite de terça-feira, 8 de maio, o lançamento de uma rota que levará as pessoas a conhecerem os locais onde foram feitas, nos últimos anos, 15 gravações. Foram filmes como O Filme da Minha Vida, gravado em 2015, além de outras produções como clipes musicais, o Frete, DVD da música de Chitãozinho e Xororó, ambos em 2003, entre outras gravações que tornaram a cidade ainda mais conhecida.
Esse roteiro faz com que Garibaldi agora seja divulgada como uma cidade de cinema. O primeiro passo efetivo para que a cidade fosse o destino de gravações foi a criação da Garibaldi Film Commission, em 2013. O secretário de Turismo, Paulo Salvi, agradeceu as pessoas que auxiliaram na idealização desta rota. Todos os pontos de gravação receberam sinalização de placas em aço, com uma uma breve explicação do local e de cada uma das produções recebidas. Ainda comentou que estão em estudo novos roteiros como o cicloturismo e o roteiro com infraestrutura e serviços para casamentos e festas.
O presidente do Comtur – Conselho Municipal de Turismo e presidente da Atuaserra, César Nicolini, destacou que tudo isso acontece pelo envolvimento de diversas pessoas que acreditam no turismo e seu potencial. Aproveitou para comunicar novos eventos como o Garibaldi Gastrô, jantar harmonizado na Maria Fumaça, nos dias 16 e 17 de agosto, numa promoção do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares -SHRBS e no dia 14 de junho Terceiro Congresso Nacional de Comtur’s, na CIC de Garibaldi.
Na programação, palestra com Douglas Pearce que apresentará o case "Gestão de Destinos Turísticos da Nova Zelândia - Criatividade e Inovação" e Federico Vignati, do Peru, que abordará "A governança e os desafios da conservação da biodiversidade, o empreendedorismo e o desenvolvimento inclusivo em destinos turísticos".
Também deixou a sua fala Emerson Bittencourt Monteiro gestor de turismo Sebrae Serra que disse que essa rota consegue perpetuar a história da cidade. Desejou vida longa ao novo produto turístico.
O coordenador de produção na Casa de Cinema e jornalista, Glauco Urbim, comentou que tem raízes em Garibaldi, porque a origem de seus familiares é do município e também a veia pelo jornalismo herdou de seu avô que foi diretor da Stafetta Riograndense (antigo Correio Riograndense) que era produzido em Garibaldi.
Explicou que o município chamou atenção de produtores de vídeos, cinema, por ser uma cidade que preserva a sua história.
O prefeito Antônio Cettolin disse que esses roteiros avançam em passos certos, seguros e com persistência. Finalizou dizendo que é ainda temos muitas belezas para se descobrir em Garibaldi e esta é mais uma rota para a cultura, uma rota cinematográfica.
Também participaram do evento, vereadores, representantes dos locais que fazem parte da Rota Cinematográfica e do Trade Turístico.
Produções feitas em Garibaldi:
Clipe de música O Frete - 2003
DVD mpusica Ch&X ao Vivo em GDI - 2003
Filme ficção Um menino vai para o colégio - 2007
Filme ficção Casa Verde - 2008
Documentário Brava Gente Italiana - 2012
Filme ficção Real Beleza - 2013
Filme ficção Os Senhores da Guerra - 2013
Documentário Paredes que Falam - 2014
Documentário Pra ficar na histórtia - Villa Fitarelli - 2014
Filme ficção O Filme da Minha Vida - 2015
Telenovela Além do Tempo - 2015
Comercial Uma Ponte para Noel - Coca-Cola - 2015
ULTIMAS PRODUÇÕES
Série infantil de TV Mistérios de Entrever - 2016
Série de TV Amor de Cozinha - 2017
Telenovela Tempo de Amar - 2017
Documentário Nas trilhas da imigração italiana - 2017
Série de TV Brasil Visto de Cima - 2017
Série de TV Um Brinde ao Vinho - 2017
Série de TV Tempero na Mochila - 2017
Comercial O caçador de estrelas/Stella Artois - 2017
Comentários