Pesquisa investiga a realidade de crianças e adolescentes da região
Estudo foi feito com alunos das três redes de ensino de Veranópolis, Cotiporã e Fagundes Varela
Foto: Davi Trintinaglia/Rádio Veranense
Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 27 de maio, uma Conferência para debater a política e o plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes. A atividade aconteceu na Sociedade Alfredochavense (Soal), em Veranópolis, reunindo mais de 130 adolescentes de Veranópolis, Cotiporã e Fagundes Varela.
A presidente do Comdica, Carina Barato, explicou que foi realizada uma pesquisa com a participação de alunos das três redes de ensino, questionando o que atrapalha a felicidade e o que precisaria melhorar em Veranópolis. Segundo ela, percebeu-se que alguns jovens são vítimas de questões que ainda não são superadas, como o bullying. Outro ponto destacado foi a desestrutura familiar.
Já a assistente social e palestrante da Conferência, Karina Weiss, o estudo mostrou o quanto os adolescentes são vulneráveis e não tem sido possível prevenir a violação dos direitos, mesmo com todo o acesso à informação.
Entre os resultados do estudo, o bullying foi apontado em mais de 250 vezes. Já as brigas familiares receberam mais de 100 indicações por parte dos adolescentes pesquisados. Ainda para Karina, um dos itens mais votados foi que os jovens desejam ter um espaço para “socializar”. Os dados levantados serão levados para as autoridades do Ministério Público e Poder Público.
Ouça as manifestações de Carina Barato e Karina Weiss.
Comentários