Dia dedicado para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Em Veranópolis, atividades são realizadas durante o mês de maio
Nesta segunda-feira, 18 de maio, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data foi criada em referência ao ano de 1973, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Em Veranópolis, atividades são realizadas durante o mês e a Campanha tem a frase “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. No sábado, 16, as turmas de Ensino Fundamental municipal, estadual e particular participaram de uma gincana no Colégio São Luiz Gonzaga. Um dos pais participantes, Rafael Gomes, acredita que a data serve para mostrar a importância do bem-estar da criança e todas as pessoas têm o dever de denunciar quando presenciam algum tipo de crime.
No Brasil, o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Ouça a entrevista com Rafael Gomes e o psicólogo Cléber Fagundes.
Comentários