Região da Serra é campeã na utilização de agrotóxicos
Baixar ÁudioA informação é do consultor rural, Vitor Baldasso
A liberação de novos agrotóxicos para uso na lavoura tem preocupado os ambientalistas. Foram mais de 200 novos produtos liberados para venda no Brasil, segundo Vitor Baldasso que é consultor rural da Vittabal.
Ele participou de entrevista na Rádio Garibaldi, oportunidade em que falou de sua preocupação com o uso indevido de agrotóxicos que podem trazer consequências graves e até irreversíveis para as lavouras, para o ambiente e para os seres humanos. Ele falou, por exemplo, de que alguns defensivos eliminam por completo as abelhas, o que já tem se verificado a dizimação de colmeias em várias regiões.
Baldasso também fala dos dados históricos do antes e do agora no uso de agrotóxicos no Brasil. Ele diz que até o ano de 2002 eram consumidas 145 mil toneladas de princípios ativos de veneno na lavoura.
Dez anos depois, cresceu o seu uso em 150%, ou seja 445 mil toneladas e em 2017, subiu ainda mais 540 mil toneladas. A região da Serra é campeã no uso de venenos na produção. Coincidência ou não, a região está ocupando dados alarmantes na Saúde com maior índice de câncer do país. Depressão e a Parkinson são outras duas doenças prevalentes.
Baldasso também diz que alguns produtos liberados no Brasil não são aceitos no exterior e aqui também há muita falta de fiscalização.
Acompanhe a entrevista e escute a notícia.
Comentários