23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura teve início nesta quarta-feira (29)
Teve início na manhã desta quarta-feira (29) o 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura, no Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes em Veranópolis. A programação do primeiro dia iniciou às 9h e conta com palestras que irão abordar diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, como a qualidade das mudas, o controle de pragas e doenças, novas variedades e o uso de fitorregulares, além de um panorama local e estadual da citricultura e as perspectivas no Brasil e no mundo.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater Luiz Ângelo Poletto, a atividade está presente em mais de 10.000 agricultores no Estado do Rio Grande do Sul, um aproximado de 9700 hectares plantados.
A Serra e a região de Lajeado são especializadas na produção de bergamotas e laranjas de umbigo. “Aqui no Rio Grande do Sul, basicamente 90% do plantio de bergamota está concentrado nessa região, O cultivo de citrus é muito importante, principalmente na agricultura familiar e economia do município”, diz Poletto.
O engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti, palestra hoje, sobre “Importância da qualidade de mudas”, também palestrará o engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), Caio Efrom, falando sobre “Controle de ácaros e mosca-das-frutas em citros”.
Na quinta-feira (30), pela manhã, haverá visitas técnicas a duas propriedades rurais, onde serão apresentados o manejo do solo e de sistemas de irrigação em citros, o armazenamento desses frutos, a implantação e sistematização de pomares cítricos e a poda mecânica. O evento se encerra às 13h.
As inscrições podem ser feitas no local, até no primeiro dia. A abertura oficial acontecerá às 18h de quarta-feira. Mais informações pelo telefone (54) 3441-1162 ou pelo email: [email protected].
Comentários