Presidente do Sindicato fala dos estragos causados pelo vendaval em parreirais do interior
Baixar ÁudioCerca de 15 hectares de vinhedos vieram ao chão
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Luciano Rebelatto, esteve nos estúdios da Rádio Garibaldi na manhã desta terça, 27/11, para fazer um balanço dos estragos causados pelo vendaval da última sexta, 23/11. Segundo Luciano, cerca de 30 famílias tiveram prejuízos das comunidades de São Jorge e São Luis do Araripe.
O vendaval provocou a queda de parreirais que tiveram que ser reerguidos por diversas pessoas, o que ocorreu entre domingo e segunda-feira com a melhora do tempo. Neste particular, Luciano parabeniza os agricultores pela solidariedade no auxílio. Também diversas araucárias foram arrancadas e outras tiveram a copa cortada pelo vento. Luciano diz que 15 parreirais foram ao chão, totalizando aproximadamente 15 hectares de vinhedos. Ainda houve casas destelhadas, estufas retorcidas e levantadas, mesmo com estruturas fortes e que foram feitas a pouco tempo.
O presidente do Sindicato acredita que foi um tornado que provocou esta destruição porque o maior prejuízo ficou concentrado numa faixa de 100 metros de largura. A perda de uva ficou em cerca de 20% destes parreiras que caíram, mas o prejuízo será ao longo dos tempos, porque a planta que foi retorcida entra em sofrimento e, muitas vezes, precisa ser substituída.
Confira a fala do presidente do STR clicando no link "Escute a notícia".
Comentários