Veranópolis registra oito mortes de animais por raiva bovina
Baixar ÁudioO primeiro caso de raiva bovina no município foi registrado na sexta-feira (19).
Foto: Ivan Wetzel | Inspetor Fiscal Inspetoria de Defesa Agropecuária
Na sexta-feira (19), o Município de Veranópolis havia registrado o primeiro caso de raiva em bovinos. Em novo levantamento, realizado nesta sexta-feira (26) foram constatadas oito mortes de animais com suspeitas da doença pela Inspetoria de Defesa Agropecuária.
Os casos foram registrados em três propriedades na Comunidade da Pompeia. Segundo a Inspetoria são sete casos suspeitos em bovinos e um caso suspeito em equino.
Segundo o Inspetor Fiscal Estadual Agropecuário da Inspetoria de Defesa Agropecuária, Ivan Wetzel, os sintomas característicos da raiva são andar cambaleante, que vai evoluindo para uma paralisia. “O animal para de ingerir água e alimentos e acaba morrendo num período variável. Aqui, temos encontrado os animais morrendo entre quatro até seis dias, que é bem o período de incubação, de desenvolvimento da doença. ”, destaca Inspetor Ivan.
A orientação neste momento é para que os produtores com propriedades nesta região realizem a vacinação de seu rebanho. Caso os mesmos possuam animais de pequeno porte, como cães e gatos, também é recomendado que se faça a vacinação de forma preventiva, mesmo que neste momento não haja registro de casos da raiva canina/felina.
Você pode ouvir a entrevista completa o Inspetor de Defesa Agropecuária, Ivan Wetzel , em "Ouvir Notícia".
Matérias relacionadas:
Veranópolis confirma casos de raiva em bovinos e equinos
Bovinos com raiva são encontrados próximo ao Rio da Prata
Texto: Larissa Macena |Tua Rádio Veranense
Supervisão: Ana Júlia Griguol | Tua Rádio Veranense
Comentários