Fepagro Serra foi a pioneira no Brasil nos estudos do trigo
Pesquisas começaram logo que a unidade foi criada em 1919
A Fepagro Serra, de Veranópolis, foi um dos locais que contribuiu para os estudos do trigo. Conforme o pesquisador Rafael Anzanello, o primeiro registro de pesquisa do cereal no país foi feito na unidade em 1919. O engenheiro agrônomo Carlos Gayer, nascido na Tchecoslováquia, foi o fundador do Centro de Pesquisa da Fepagro e iniciou os estudos.
Ele também fez coletas, seleção e multiplicação de material de trigo encontrados na região para serem utilizados em cruzamentos e outros trabalhos de melhoramentos genéticos. O primeiro cruzamento de trigo da América Latina foi feito em Veranópolis, na época Alfredo Chaves.
Já a pesquisadora Amanda Heemann Junges acrescentou que em 1924 o sueco Ivar Beckmann deu prosseguimento aos estudos na antiga Estação de Seleção de Sementes de Alfredo Chaves, tendo realizado em 1925 a primeira hibridação de trigo no Brasil. As variedades oriundas desse cruzamento formaram o embasamento para quase todas as variedades brasileiras atuais, sendo Frontana, a mais conhecida, usada em programas de melhoramento do Brasil e do mundo.
Ouça a entrevista do repórter Dirceu Tedesco.
Comentários