Emater realiza diagnóstico da viticultura em Fagundes Varela
Foram realizadas cinco oficinas com as comunidades produtoras da fruta
A viticultura é uma das atividades agropecuárias mais importantes no município de Fagundes Varela. Por isso, a Emater/RS-Ascar promoveu uma série de oficinas a fim de obter um diagnóstico da situação atual das famílias produtoras de uvas, as dificuldades encontradas na atividade, o rumo que pretendem tomar nos próximos anos e as melhorias a serem adotadas.
Ao todo, foram realizadas cinco oficinas com as comunidades produtoras da fruta, envolvendo mais de 50 participantes, entre homens, mulheres, jovens e idosos. A última delas aconteceu na noite de quinta-feira, 17 de setembro, e encerrou os trabalhos de diagnóstico.
Em cada encontro, o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, fez uma apresentação das tendências da viticultura na Serra Gaúcha, explorando o histórico da produção de uvas e a situação atual da agricultura familiar, propondo e debatendo cenários futuros com os participantes.
Também foram aplicadas ferramentas de Diagnóstico Rápido Participativo, ocasião em que os agricultores apontavam respostas às questões propostas pela equipe da Emater/RS-Ascar, com relação aos possíveis rumos, dificuldades e pontos a serem melhorados.
Para Ebert, houve grande interesse e participação dos presentes, que se empenharam em colaborar para que se chegasse a resultados que os representassem. "Os resultados serão compilados em um relatório e, a partir dessas informações, pretende-se avaliar que caminhos o trabalho de Extensão Rural deve tomar para auxiliar esses agricultores na melhoria da produção de uvas, a fim de que as famílias se sintam satisfeitas com a atividade em suas propriedades", conclui.
Comentários