Chuvas recuperam de forma parcial lavouras de milho, que segue em colheita
Informativo da Emater aponta também, para o encerramento do plantio de soja no Estado
Foto: Divulgação/Emater
As chuvas ocorridas nos últimos dias atenuaram parcialmente a situação de déficit hídrico que a cultura do milho enfrenta no Estado e favoreceram a evolução para as fases de maturação e colheita na maioria das regiões produtoras do Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater as lavouras estão 15% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 12% em floração, 25% em enchimento de grãos, 26% maduro e 22% do total já foram colhidos.
O relatório de culturas também aponta a situação da soja, que é grão que ocupa a maior parte do território gaúcho. Em termos gerais, o cultivo alcançou a totalidade da área prevista para a safra 2019/2020, que é de quase seis milhões de hectares. Das lavouras implantadas, 48% se encontram em desenvolvimento vegetativo, 39% em floração e 13% na fase de enchimento de grãos.
As chuvas ocorridas na semana também favoreceram as pastagens. Os campos nativos e as pastagens cultivadas retomaram seu desenvolvimento, propiciando melhores condições de pastejo para os animais. As pastagens cultivadas perenes se recuperam e aumentam a produção de massa verde mais rapidamente do que os pastos nativos. As áreas destinadas à fenação têm apresentado um bom rendimento.
Comentários